É muito comum falarmos diariamente
sobre tecnologia. Afinal, em pleno século XXI, quem nunca andou de metrô ou voou de avião? Como não celebrar a facilidade de se locomover rápido e confortavelmente? E as inúmeras possibilidades de diminuir as distâncias entre as pessoas, sem nem precisar sair do lugar? As mudanças provocadas por elementos tecnológicos na vida humana são inúmeras. Isso tanto positivamente quanto negativamente, o que pode facilmente esconder a ambiguidade das consequências causadas pelo uso da tecnologia na vida humana. Nós nos acostumamos a conviver com as facilidades provocadas por inovações tecnológicas,mas esquecemos ou ignoramos os aspectos sombrios envolvidos.
São inegáveis os benefícios que o avanço tecnológico causou para a humanidade, nem os mais pessimistas dos seres humanos podem questionar esse fato. No entanto, seria displicente de nossa parte não nos atentarmos aos malefícios que chegaram com as facilidades. Segundo VIANA,Davidson.2022. “Existe um risco na banalização e mau uso de tecnologia”.
Tendo em vista que, ao usarmos as tecnologias de forma banal e displicente, podemos colocar em risco a nossa saúde física e psicológica, além de ter outros prejuízos, como, por exemplo, as relações pessoais, tanto no ambiente externo quanto no âmbito familiar, podem ser afetadas. O uso excessivo de redes sociais pode afastar as pessoas da realidade, dificultando as relações familiares. Não lhe parece estranho ter que enviar mensagens no WhatsApp para informar ao filho que está logo ali no quarto, que o almoço está servido? É no mínimo interessante pensar em como é possível a mesma tecnologia que une tantas pessoas também ser uma das maiores responsáveis por separar. A mesma é capaz de ajudar a superar limites, pode igualmente ser a causa de limitações.
Dito isso quero ressaltar um provérbio antigo que diz: “Tudo demais sobra”. Na mesma medida que as tecnologias são benéficas, quando não são usadas de forma inteligente e comedida, tornam-se extremamente danosas para o ser humano. Acredito que devemos nos inspirar nos ensinamentos dos sábios antigos que sempre nos alertaram para o risco de nos tornarmos dependentes das novas tecnologias. “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.”
Albert Einstein, cientista alemão.
![]() |
REFERÊNCIAS:
VIANA,Davidson. Banalização e mau uso de tecnologia.https://www.fdvmg.edu.br/coluna-do-professor/artigo-banalizacao-e-mau-uso-de-tecnologias 47#:~:text=A%20banaliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20uso%20de,ondas%20ainda%20carregam%20muitos%20mitos.: 20\07\2022.Albert Einstein (1879-1955), físico alemão ...
Autor(a): Débora Michelle dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário